Navegador da Microsoft chega a 65,71% do mercado de browsers em setembro, acumulando perda de 8,47 pontos percentuais nos últimos 12 meses.
A participação do Internet Explorer caiu 1,26 ponto percentual durante setembro, o que fez com que o navegador da Microsoft atingisse 65,71% do mercado de navegadores, segundo dados da consultoria NetApplications divulgados nesta quinta-feira (1/10).
Com a queda, o IE aumenta ainda mais a perda registrada em agosto, quando sua fatia no setor recuou 1,1 ponto percentual, maior montante desde novembro de 2008.
No acumulado dos últimos 12 meses, o browser da Microsoft já perdeu participação de 8,47 pontos percentuais.
No sentido contrário, o Firefox, da Mozilla, continuou seu ritmo lento de crescimento, atingindo 23,75% do mercado, maior aumento (0,77 ponto percentual) registrado por qualquer navegador no período.
Segundo a NetApplications, o Firefox 3.5 foi o grande destaque de setembro, atingindo 12,7% do mercado, aumento de quatro pontos percentuais.
Rivais mais distantes, o Safari, da Apple, atingiu participação de 4,24%, enquanto o Chrome, do Google, foi responsável por 3,17% do setor em setembro. O Opera, da desenvolvedora homônima, teve 2,19%.
Ainda que o Chrome apareça apenas na quarta posição, setembro marcou o mês em que o Google mudou sua estratégia para popularizar seu navegador de código aberto.
O buscador lançou um complemento para o rival Internet Explorer, chamado Chrome Frame, que introduz no popular browser da Microsoft ferramentas do Chrome, como suporte a HTML 5 e sistema de renderização de JavaScript V8.
Testes indicaram que o Internet Explorer 8 com Chrome Frame abre sites em JavaScript com velocidade 9,6 vezes maior que o software original.
A Microsoft defendeu publicamente seu navegador, acusando o Chrome Frame de tornar o IE mais inseguro, e a Mozilla, cogitando um suposto complemento também para o Firefox, criticou a estratégia do Google.
0 comentários:
Postar um comentário