Vista perde participação após dois anos, enquanto Windows 7 começa a registrar crescimento um mês antes do seu lançamento. XP ainda é o mais popular.
O sistema operacional Windows Vista perdeu participação de mercado em setembro pela primeira vez em quase dois anos, sinal que usuários podem estar já se preparando para abandonar o sistema em favor do Windows 7.
Segundo dados da consultoria Net Applications, o uso do Vista caiu 0,2 ponto percentual em setembro, terminando o mês com fatia de 18,6% do mercado.
Ao mesmo tempo, o Windows 7 ganhou 0,3 ponto percentual, seu maior ganho desde que a Microsoft começou a entregar cópias do sistema ao público em janeiro de 2009.
O Windows 7 está em estimados 1,5% de todos os computadores conectados à internet em setembro.
A ascensão do Windows 7 não foi acidente. Ainda que a Microsoft tenha distribuído versões do sistema para desenvolvedores e profissionais de tecnologia no começo de agosto, a consultoria só registrou a partir do começo de setembro a popularização do sistema operacional.
A companhia também distribuiu milhões de cópias da versão de testes do Windows em janeiro, além de outra versão mais avançada, chamada tecnicamente de Release Candidate, em maio.
Antecessor do Vista, o Windows XP registrou seu 23º mês consecutivo de perda de mercado. Ainda assim, o sistema é o mais popular do mercado, responsável por 77,18% das máquinas com acesso à internet.
Na comparação com novembro de 2007, porém, o Windows XP perdeu 12 pontos percentuais.
No total, a soma das diferentes versões dá ao sistema operacional Windows dominação de 92,8% de todos os computadores do mercado.
Segundo colocado, o Mac OS X, da Apple, registrou participação de 5,12%. A concentração de todas as distribuições do sistema aberto Linux aparece em terceiro, com 0,95% do mercado.
(Gregg Kaizer)
0 comentários:
Postar um comentário