Tamanho de regiões do cérebro indica desempenho em games, diz pesquisa

| quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estudo foi publicado on-line no periódico ‘Cerebral Cortex’.
Resultado está baseado na avaliação de 36 pessoas.

Do G1, em São Paulo


0,,35183643-FMM,00

Cientistas afirmam ser possível predizer o desempenho de alguém em um game pelo tamanho de certas estruturas cerebrais. Quanto maiores as regiões ligadas ao aprendizado e memória, melhores os resultados. As conclusões de Kirk Erickson, do departamento de psicologia da Universidade de Pittsburgh (EUA), e colegas foram apresentadas no site do periódico “Cerebral Cortex”, uma das publicações da Universidade de Oxford.

Clique aqui para baixar o artigo que resume o estudo (em inglês, 9 páginas, formato .pdf)


0,,35184586-FMM,00

Foram recrutados 42 participantes entre 18 e 28 anos. Três desistiram e três resultados foram descartados por erros na ressonância magnética. Concluíram o estudo 36 pessoas, das quais 10 eram do sexo masculino. A tarefa do grupo era jogar um game chamado Space Fortress.

“É realmente a primeira vez que fomos capazes de mostrar que o volume dessas regiões é indicativo de quão rapidamente você pode aprender uma tarefa”, afirmou Erickson ao site LiveScience. A pesquisa focou no estriado, localizado no interior do córtex cerebral. O estriado está envolvido nos processos de aprendizado e memorização, particularmente de tarefas que requerem habilidades motoras.

Ainda que você não tenha tanto interesse assim por games, e/ou nenhuma habilidade para passar da fase 1, os pesquisadores afirmam que há uma possibilidade de que treinamento faça o volume dessas áreas cerebrais crescer – portanto quem não joga nada não precisa desistir.

0 comentários:

Postar um comentário